quarta-feira, 26 de março de 2008

FINALMENTE ALGUÉM PRODUZIU UM LIVRO SOBRE AS MARCAS DE PORCELANA E FAIANÇA FABRICADAS NO BRASIL.

Tive hoje a satisfação de saber que o GUIA DE MARCAS de porcelana e cerâmica brasileiras foi finalmente editado e já pode ser comprado, coroando o longo, árduo e profundo trabalho de pesquisa do Fábio Carvalho, cobrindo desde o final do século XVIII até os dias atuais.
Eu vi a prova e garanto que, além da qualidade do conteúdo, a apresentação é ótima.
Trata-se, sem dúvida, de obra indispensável para apreciadores, colecionadores, antiquários, leiloeiros, bibliotecas, repartições públicas incumbidas da defesa e da proteção do patrimônio histórico, cultural e artístico, enfim, para todos os que, por prazer e/ou dever profissional, querem conhecer o assunto e pretendem classificar, identificar e datar corretamente objetos de louça fabricados no Brasil em qualquer tempo. O guia conta com 1.132 marcas identificadas, sendo 936 datadas, além de diversos modelos de fabricação e padrões de decoração, igualmente identificados e datados.
Aliás, o Fábio é tão generoso, que, no dia 10.12.2007, realizou uma exposição na Feira dos Antiquários da Gávea com suas melhores peças, durante a qual nos concedeu uma entrevista (veja postagem daquele dia, ou vá direto consultando o índice no lado direito desta página) e ainda mantém um site (www.porcelanabrasil.com.br e um blog (porcelanabrasil.blogspot.com), nos quais dá dicas, divulga artigos próprios e de outros autores, informando também como fazer para adquirir sua obra.
VISITE AQUELES ENDEREÇOS ELETRÔNICOS E VEJA A CAPA DO GUIA CLICANDO DUAS VEZES SOBRE A IMAGEM ABAIXO.

(Porcelana Brasil - Guia de Marcas de Fábio Carvalho, 2008, editora ALL PRINT - São Paulo, 152 páginas, 830 ilustrações, 321 fábricas identificadas, 1.132 marcas identificadas, sendo 936 datadas)

Um comentário:

Fábio Carvalho disse...

Puxa Luiz, obrigado! fico emocionado de verdade com tanto carinho e apoio que você me dá!
abraços!