sábado, 31 de julho de 2010

O SAMBA MANDOU ME CHAMAR 2

O grande evento no Rio de Janeiro aos sábados à tarde, avançando pela noite, é o Samba na Ouvidor, para o qual fui levado pelo Jean e pela Vilma. Próprio para todas as idades. Local: rua do Mercado esquina com rua do Ouvidor, na calçada do prédio da antiga Bolsa de Valores, a partir das 15 hs.. Arquitetura do Rio Antigo, gente jovem, bonita e elegante do Rio Moderno, músicos da melhor qualidade sob o comando de Gabriel da Muda, sambas magníficos não veiculados pela mídia subserviente ao lucro fácil e aos interesses alienígenas e sambas magníficos que conseguiram transcender essa barreira. Entrada franca, pois o evento é na rua, mas é bom contribuir quando roda o chapéu, o que todos fazem com muito gosto, pois não há no mundo programa melhor. Pode haver tão bom, mas melhor duvido. Veja o filme abaixo e visite o blog dos garotos para acompanhar a programação (http://www.sambadaouvidor.blogspot.com/).


domingo, 25 de julho de 2010

JEAN-MARC LAROCHE VOLTA AO BRASIL

Depois de um sábado chuvoso, o domingo estava ótimo para a Feira.
Recebi, porém, uma convocação do grande escultor frances Jean-Marc Laroche (sobre o escultor veja http://www.jmlaroche.com/, http://quiosquearruda-montandon.blogspot.com/2009/04/afinal-quem-frequenta-feira-dos.html e http://quiosquearruda-montandon.blogspot.com/2008/12/afinal-quem-visita-feira-dos-antiqurios.html ), que visitava novamente o Brasil e me apresentou, em primeira mão, uma parte das peças que ele exporá até o final do ano no Museu do Erotismo de Paris (http://www.musee-erotisme.com/), em Pigale, algumas das quais não resisti e adquiri.
São verdadeiras jóias de aproximadamente 15 cms de comprimento, todas assinadas, cujas partes, em bronze, são fundidas separadamente a cera perdida, soldadas a quente e, depois de montadas, banhadas a prata, fazendo de cada uma peça única.
(foto abaixo, pressione o mouse sobre ela para ampliá-la)


A Professora Luciana também se apaixonou pelo trabalho e eu a presenteei com uma peça individual. Um esqueleto de homem .

Veja o filme do momento em que isso correu e ouça ao fundo instruções de como flambar um crevette (no bom sentido, é claro).


O SAMBA MANDOU ME CHAMAR 1

Depois, Jean me convocou para seguir outro destino. A ordem era desbravar o Samba no Sítio, (http://www.sambanositio.com/blog ) que, excepcionalmente, iria acontecer no Estádio de Remo do Flamengo. Ordens são ordens. Não fui à Feira, mas atendi ao chamado do Samba. Lá estavam também, entre tanta gente bonita e divertida, a Dra. Luciana e a Professora Elaine. Só tinha craque cantando. A equipe de jornalismo deste blog tirou as poucas fotos abaixo.

Programasso. Este Quiosque recomenda.

(pressione o mouse sobre a foto escolhida para ampliá-la)



terça-feira, 20 de julho de 2010

A DOR DA CIÇA ME DEIXOU VAZIO

terça-feira, 13 de julho de 2010

CHORINHO PRÁ VOCÊ PAULO MOURA

Acordo cedo. Abro o jornal. Paulo Moura partiu ontem (São José do Rio Preto, 15 de julho de 1932 - Rio de Janeiro, 12 de Julho de 2010). Retiro o celular do carregador e nele já havia uma mensagem gravada. Meu irmão Hasenclever me avisando da viagem do mestre. Automaticamente muitas imagens vêm à tona. Todas ótimas. Todas acompanhadas de fundo musical (Chorinho prá Você, Fibra, MRA, Espinha de Bacalhau, Nada Além, Nunca, Deve Ser Amor, Ternura) e vamos nós. As melhores dessas lembranças me remetem a 1985. Domingueira do Parque Laje. Era O EVENTO. Prá lá seguíamos, barba feita, cabelo penteado, perfumados, enfim, vestidos com o que chamavamos "uniforme de campanha". Eramos eu, Hasenclever, Wilmar, Dom Camilo, Gilson, Juan, Comandante Rui, Hélvio, Luizinho e muitos outros, como crianças encantadas com a música do flautista (no caso o claninetista)de Hamelin. Ouso dizer que jamais nesta Cidade se viu, num lugar lindo como o Parque Lage, tanta gente bonita se reunir semanalmente para dançar e ouvir tão boa música. Quem viveu, não esquece. Quem não viveu jamais conseguirá imaginar. Ouvir Paulo Moura era como ver Garrincha.
Resta o consolo dos meus meus 15 CD's, alguns DVD's e dos filmes disponíveis na web, como em CHORINHO PRÁ VOCÊ filmado na "Estudantina Musical", ao lado de Zé da Velha, Silvério Pontes e Daniela Spiellman.

domingo, 4 de julho de 2010

AJUDE O QUIOSQUE ARRUDA A DESVENDAR ESSE MISTÉRIO.

Os apreciadores de antiguidades curtem, sobretudo, pesquisar a origem de suas peças (data, local de fabricação, fabricante, designer etc.) e, se possível, a identidade de seus antigos proprietários. Este domingo, o centro das atenções, a despetar a curiosidade dos passantes, foi a faixa abaixo, da Rainha, em 1999, do popular bloco carnavalesco Rola Preguiçosa, encontrada na barraca do Tio Paulo e adquirida pelo Quiosque Arruda.
Quem terá sido sua majestade sobre a qual o Google não dispensa uma linha sequer?
Que fato a terá levado a se desfazer desta faixa que, afinal, deveria trazer-lhe boas lembranças ?
Se alguém souber do paradeiro de S.M. favor deixar recado nesta postagem para que possamos devolver o troféu à sua legítima proprietária que, coroada há apenas 11 anos, certamente está longe de ser uma antiguidade e ainda deve merecer o título de Rainha. Aliás, se isso acontecer, precisaremos organizar grande evento comemorativo. Descubram, por favor, nossa Rainha.

AFINAL, QUEM FREQUENTA A FEIRA DOS ANTIQUÁRIOS DA GÁVEA?

Este domingo a Feira foi muito e muito bem frequentada. Para não incomodar os visitantes famosos optamos por não fotografá-los. Não pudemos deixar passar, contudo, a presença da terceira geração de antiquários que começa a se formar, representada por Paulo 10, que já começa a iniciar seu neto nesse vício. Olha ele aí. (clique com o botão direito do mouse sobre a foto para ampliá-la)

Digno de registro, também, o estudante de violino que, tocando Mozart, fez o Francisco e sua namorada dormirem.

DE TUDO UM POUCO

A Feira dos Antiquários da Gávea, como ocorre geralmente com feiras da espécie, tem que ser visitada com paciência e atenção. O que se encontra lá? De tudo um pouco, como diz o título acima. Arte sacra do séc. XVIII, como na barraca do Carlos Brown, peças para colecionadores de objetos referentes a refrigerantes e bebidas, como expõe o César, um quadro a óleo do Orlando Brito trazido pelo Paulo Saint Martin, uma estatueta austríaca em bronze representando um pardal do Ricardo, soldados de chumbo para pintar vendidos pelo Abreu, teodolitos, biombos e costureira em marqueteria com madrepérola encrustada no Tio Paulo, enfim, a Feira é uma exposição eclética, de objetos raros, belos, exóticos, extravagantes, curiosos, encantadores etc., como os poucos exemplos que fotografamos este domingo (clique com o botão direito do mouse sobre a foto para ampliá-la).



QUEM NÃO USA "T-SHIRT" BOM SUJEITO NÃO É.

Camisetas e camiseteiros mais elegantes que circularam pela Feira hoje.



VEJA AS CAMISETAS E OS CAMISETEIROS DE OUTROS DIAS CLICANDO COM O BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE SOBRE O MARCADOR ABAIXO INTITULADO "QUEM NÃO USA 'T-SHIRT' BOM SUJEITO NÃO É".

sexta-feira, 2 de julho de 2010

UM PRESENTASSO.

Este Quiosque está todo prosa. Recebeu no início de junho deste ano (2010) um presentaço da, nada mais, nada menos, admirável artista plástica ANA MARIA MOURA (http://www.anamariamoura.com/).

Trata-se do quadro abaixo, de sua autoria (100 x 60 cm, a.s.t., d.a.d.), que tomamos a liberdade de intitular "RETRATO DO FABULOSO BILÉ DA PÉRSIA CONDUZIDO EM GRANDE POMPA E CIRCUNSTÂNCIA AO ESTILO BOURGEOIS-BOHÈME PELO DIRETOR PRESIDENTE DO QUIOSQUE ARRUDA SOBRE UM MANTO ENCANTADO DE SUBMARINOS AMARELOS" (clique com o mouse sobre a foto para ampliá-la).

Para os que não sabem, convém esclarecer que O FABULOSO BILÉ DA PÉRSIA (conhecido no meio artístico e cultural da Rive Gauche como Le Chat Noir, e chamado apenas de Bilé pelos muito próximos), é o último descendente da linhagem dos Bilés, únicos animais autorizados, no século VII, a habitar os templos do oriente presididos pelos higúmenos nomeados arquimandritas. É mole?

De fato, Ana Maria Moura caprixou. Soube como ninguém colar nossa alma na tela. Talento é prá quem tem. Ficou bom à beça. Sorry periferia e muito obrigado Aninha.

COMO DIZIA MILTON FERNANDES (OU SERÁ MILLOR?) "DE ONDE MENOS SE ESPERA É QUE NÃO SAI NADA MESMO". AGORA SÓ RESTA CALÇAR OS TAMANCOS DA HUMILDADE.

BY THE WAY, VEJAM O QUE ESTAVA SENDO VENDIDO NA FEIRA DOMINGO PASSADO