quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

HST É SUBMETIDO A RIGOROSA INSPEÇÃO E RECEBE APROVAÇÃO PLENA DE EX-INTERNADOS

Dia 1º/01/2009, em decorrência de denúncias recebidas sobre possível destruição do espírito do Hotel Santa Teresa por seus novos proprietários, a diretoria da ABED-HST (Associação Brasileira dos Ex-Detentos do Hotel Santa Teresa) designou comissão formada por Arruda, Gilson, Camilo e Chinês (lídimos representantes da classe na década de 80) para, em missão secreta, inspecionar o local e apresentar relatório circunstanciado a respeito da questão .
Saindo do meu quitinete naquele bairro, encontrei-me com os demais integrantes da comissão na porta do Hotel. Feita a chamada, constatou-se a ausência do Chinezinho por motivo justificado, o que foi devidamente consignado em ata.

A partir de então, agimos disfarçadamente, como se fôssemos sorridentes turistas franceses.

Certificando que não estávamos sendo seguidos, iniciamos a investigação, observando tudo com muita acuidade. Registramos, então, que a entrada tinha sido mudada da parte frontal direita do prédio para a parte frontal esquerda. Este fato não alterou substancialmente o espírito original do Hotel e a portaria ficou bastante simpática (ponto positivo).

Na varanda coberta do andar térreo, todavia, foi bloqueado o acesso direto ao quarto onde morou Lennie Dale, que deveria estar tombado pela Prefeitura (ponto negativo devidamente anotado, como se observa dos olhares de decepção e repreensão captados abaixo).

O estacionamento foi extinto. O terreno transformou-se num jardim gramado no qual foram incrustados dormentes formando caminhos sinuosos. As árvores estão preservadas (ponto positivo, as crianças iam adorar pisar na grama molhada e não mais na lama, como acontecia nos dias de chuva, evitando alto consumo de Polvilho Anti-séptico Granado).

Todavia, a Dama da Noite, cujo perfume inebriante encantava os boêmios, os insones e as borboletas não está mais no jardim (falha grave).

Foi construída uma piscina suspensa com deque em madeira, num prolongamento do antigo terreno do estacionamento, elevando o ponto de vista dos que a freqüentam (ponto positivo).

No local da lavanderia agora funciona um bar, com vista para o Castelo Valentim, antiga morada do Camilo (ponto positivíssimo, pois os bêbados que se aventuravam a passear pela lavanderia, ou as crianças que brincavam no local corriam o risco de cair, como ocorreu com estas mal traçadas letras, pois ali não havia muro nem grade de proteção).














A área da antiga piscina, agora sob a nova piscina, foi transformada em restaurante.

Não encontramos pedaços de goiabada lançados pelos hóspedes no teto, como era praxe anteriormente (fica a sugestão para os novos arquitetos), nem o David estava circulando entre as mesas.
Para testar o restaurante, Gilson e Camilo convidaram Mônica e Carmen, suas respectivas esposas. Por incrível que pareça, a comida está muito melhor do que a servida pela administração anterior e o preço nos pareceu justo.

Encerrada a refeição, a comissão circulou pelas instalações e entrevistou empregados, a fim de avaliar o nível de treinamento recebido. Rapidamente constatou que Tarcísio, o antigo porteiro da noite (nenhuma semelhança com Dirk Bogarde, nem com o fílme de Liliana Cavani) continuava na ativa (ponto positivo, pois isso é uma garantia de que a qualidade dos serviços está sendo mantida, ou seja, Tarcísio é o elo achado).

Quando já ia concluindo seu trabalho, Arruda encontrou Dr. Rosman, seu grande amigo, que chegava para almoçar. Não havia mais dúvida. Tudo tinha melhorado no HST, sobretudo o nível dos freqüentadores.

Os membros da comissão secreta, porém, não votariam o relatório sem antes ouvir as esposas presentes, que aprovaram a reforma e a comida. Diante disso, sem registro de dissidência, posaram todos satisfeitos e bem alimentados para estas fotografias (desta feita não mais como falsos turistas franceses, mas como sorridentes moradores da Cidade do Rio de Janeiro), convictos de que o Wilmar Castilho, se estivesse entre nós, também aprovaria o novo HST, mas, naquele dia quente, teria tomado um chardonnay (ou beaunois, como preferem alguns) de Chablis ou do Chile, em vez da cerveja Teresópolis que pedimos.

P.S.1- Esperamos que da próxima lá estejam Chinezinho, Juan, Edna, Comandante Rui, Hélvio, Luizinho, Saulo, Dominguinhos, Perissé, Sônia, Luiza, David e muitos outros e que a nova administração nos convide para organizar a 2ª edição da "Noite do Caribe", que seguramente será muito melhor e mais divertida do que o Rock in Rio II.

P.S.2 - Para os mais jovens, que não sabem quem foi Lennie Dale (Leonardo La Ponzina) sugerimos perguntar ao Chinezinho, maior autoridade mundial no assunto, ou pesquisar no Google, inclusive no endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Lennie_Dale.

P.S.3 - Como é possível comemorar 50 anos de Bossa Nova sem lembrar Lennie Dale?

P.S.4 - Se o Wilmar pedisse um chardonnay francês ou chileno, eu certamente o contrariaria, afirmando que o da Aurora é tão bom quanto eles e o nosso querido amigo, sempre generoso, gentil e nacionalista talvez aceitasse a troca (não sei se há chardonnay da Aurora na carta do restaurante).

P.S.5 - Não pergunte ao Camilo a razão pela qual ele usa bengala. Ele pode dar a mesma resposta que deu o Plínio Marcos a um jornalista que lhe perguntou para que servia o bastão que ele sempre carregava consigo.

Do que, para constar e produzir os regulares efeitos, lavramos esta postagem.

P.S. do P.S. Depois dessa postagem, isto é, no dia 09/01/2009, a coluna do Ancelmo Gois (escreve-se assim mesmo, de acordo com a nova hortografia), no jornal O Globo, noticiou que Sheila Carvalho estara posando nua no Hotel Santa Teresa. Vamos ver qual blog ou site será mais visitado: o nosso ou aquele que publicar tais fotos.

Nenhum comentário: