domingo, 17 de fevereiro de 2008

A História Não Oficial do Famoso Bar Nobre Castelinho, ou Apenas Castelinho.

Tarde do dia 17.02.2008. Paulo Saint Martin, Ronaldo Brasil e Mauro reunidos no "back yard" deste Quiosque (barraca 9) para jogar conversa fora e surgiu o tema Castelinho, o melhor bar do Rio de Janeiro. Você, minha jovem ou meu jovem, que fica feliz tomando aquele chope sem colarinho nas redes de bares padronizados que se espalham pela Cidade, não tem a menor idéia do que era aquela casa.
Resolvi, então, transformar o bate-papo em entrevista, solicitando aos lascivos entrevistados que evitassem os comentários sórdidos de praxe, sobre as eventuais esticadas no apartamento do Guerreiro, ou as manifestações de amor nas madrugadas, na Praça General Osório, pois todos sabemos que a pílula tinha acabado de ser inventada e o momento histórico exigia varrer da face da terra décadas de repressão vitoriana (no que as moças de então, segundo me confidenciaram aqueles historiadores, foram muito eficientes).
Se você nada sabe sobre o Castelinho, está na hora de saber, se libertando dessa ignorância sobre o Rio de Janeiro.

Aproveito e copio aqui as fotos que você também encontra no dia 27.11.2007, no assunto "ADICIONE AQUI A SUA NOSTALGIA" (veja índice ao lado), lembrando que aquela postagem está sempre aberta e nunca será demais acrescentar mais uma nostalgia aos seus comentários.


No http://ludaol.multiply.com/photos/album/135/Castelinho#3.jpg eu encontrei o texto e a foto abaixo, confirmando os depoimentos colhidos neste Blog:
"Em 1964, na Av. Vieira Souto 100-102, surgiu o Bar Castelinho, criado pelo advogado Fortunato Azulay e pelo pianista Sacha Rubin. Nesta foto, de 1965, vê-se o bar com suas mesas na calçada. Era frequentado por mulheres belíssimas, na época áurea de Ipanema. Uma placa afixada num poste em frente ao bar dizia: "Cuidado, bêbados"! Este bar resistiu até 1980. Outro local famoso neste trecho foi o "Mau Cheiro", um boteco na esquina da Av. Vieira Souto com Rua Rainha Elizabeth, que sucessivas reformas desfiguraram até se transformar no Barril 1800. Veja também informações sobre esta área em http://www.fotolog.net/tumminelli/?photo_id=7810556"

Nenhum comentário: