domingo, 24 de fevereiro de 2008

Reminescências Chuvosas.

Dias chuvosos são bons para ouvir música e deixar que as reminescências guardadas no fundo do baú aflorem.
Desta vez o pensamento regrediu para os idos de 1968 ou 1969. Lembrei-me do Pedro Arídio e do Antônio José trazendo para a sala de aula do Colégio Pedro II a última edição da revista Diners. Nela Marina Colasanti advertia as moçoilas resistentes de então de que virgindade dava câncer, especialmente no verão.
Dizia Marina, pelo menos assim registra minha memória , que sua afirmativa não estava calcada em opinião científica empiricamente comprovada, mas resultava do fato de estarmos no verão, não havendo motivo para perder tempo e retardar a eliminação definitiva daquela ameaça letal (até porque, a pílula tinha sido recentemente descoberta, o que afastava os efeitos colaterais da terapia sugerida).
A partir daí, a autora concitava as leitoras a pôr na vitrola o disco de Jose Feliciano cantando "Light my Fire" etc. etc. etc..
Fui ao google procurar algo sobre o artigo e nada encontrei. Terá sido fantasia minha ? Será que a Marina Colasanti nunca escreveu essa crônica? Terei surtado?
Pesquisei, então, por Pedro Arídio e constatei. Este não é produto da minha imaginação. Ele existiu e existe. É diretor da Acadêmicos da Rocinha, conforme consta do endereço www.obatuque.com/rocinha/20080120_academicos_da_rocinha_barracao.htm.
Deveras, isso não é surpresa. Afinal, foi o Pedro, com sua indefectível máquina fotográfica Kodak xereta e um par de flashes magicube, o autor da melhor cobertura jornalística de todos os tempos sobre as Escolas de Samba, quando adentrou na avenida com o seu crachá do "Mundo Português" (é bem verdade que essa matéria nunca foi publicada, mas garanto que foi insuperável). Era com o Pedro que eu freqüentava, nas madrugadas de sábado, a Associação das Escolas de Samba, sediada num sobrado quase na esquina com a rua Joaquim Palhares, e ali ouvíamos, até o sol raiar,tomando cerveja e comendo amendoim ou ovo cozido, Bala, Geraldo Babão, Noel Rosa de Oliveira, Martinho da Vila e tantos outros.
Era com ele, na sua Kombi batizada de "Feto Escarlate", que eu ia à Praia nas dunas de Ipanema e encerrávamos a tarde tomando batida no Bar Vinte, ouvindo numa vitrola portátil o último disco do Paulinho da Viola e qualquer um do Nelson Cavaquinho.
Pedro agora é diretor de carnaval da Rocinha ? Eis o Pedro certo no lugar certo.
ABAIXO vocês encontram Pedro Arídio e Jose Feliciano (para quem não conhece nenhum dos dois, Pedro é o último à direita na foto abaixo, vestindo camisa vermelha e Jose Feliciano o cantor de óculos escuros).


A seguir, Paulinho da Viola, acompanhado (da esquerda para a direita) por Nelson Sargento, Jair do Cavaquinho, Elton Medeiros e Anescar do Salgueiro.
Por fim, Nelson Cavaquinho em dois momentos primorosos.



Está prestada a homenagem ao Pedro.

2 comentários:

SAM disse...

Arruda,

Desconhecia este texto da revista Diners de Marina Colasanti...


Vou pesquisar no google. Mas se ainda tiver gostaria que me enviasse por email, por favor.

Obrigada pela visita. Adorei.

Beijos!

ARRUDA disse...

Cara Sam.
O problema é que aquele texto até agora só está na minha memória. Procurei no google, onde encontrei diversas referências à revista e à sua qualidade. Sobre o artigo até agora nada . Tentei localizar algum blog ou e-mail da Marina mas não tive sucesso. Talvez minha memória esteja rateando. Vou verificar se meu antigo amigo Pedro se recorda dele.
By the way, seu blog é encantador.
Beijos.