domingo, 19 de outubro de 2008

TEM CHOVIDO QUASE TODOS OS DOMINGOS HÁ 3 MESES. LOGO, FEIRA QUE É BOM, NECAS DE PITIBIRIBA.

Questo infelice qui, todavia, jamais se desesperará. Afinal, como dizia o famoso publicitário argentino, criador da campanha do Viagra, "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
Aproveitemos, pois, mais um dia de chuva para ficar em casa e ouvir boa música que, quando o assunto é chuva, inspira lamentos.
Em primeiro lugar lembrei, como visto, do SAMBA ITALIANO, composto pelo ADONIRAN BARBOSA há muitos anos, quando, segundo ele, choveu ininterruptamente por um mês em São Paulo. Não localizei gravação do autor no youtube, mas, numa homenagem à minha amiga Tânia Coutinho, que mora na Jamaica, reproduzo os primeiros versos cantados (os versos iniciais mesmo são apenas declamados), que dizem assim:
"Piove, piove,
Fa tempo que piove qua, Gigi,
E io, sempre io,
Sotto la tua finestra
E vuoi senza me sentire
Ridere, ridere, ridere
Di questo infelice qui"

Seguindo o tema, achei esta gravação da ELLA FITZGERALD cantando STORMY WEATHER, acompanhada por JOE PASS (Hannover - 1975).

No garimbo veio este filme de MIRIAN MAKEBA (fez sucesso no Brasil com PATA PATA) cantando CHOVE CHUVA, de JORGE BEN JOR (suspeito que o violonista ao fundo seja o SIVUCA, que a acompanhou por algum tempo no exterior).


A seguir, uma gravação mais recente de RHYTHM OF THE FALLING RAIN, do conjunto THE CASCADES, que no Brasil mereceu a versão igualmente inesquecível do DEMÉTRIUS.

Não encontrei uma apresentação completa de CHOVE LÁ FORA, do genial TITO MADI. Uso, então, essa homenagem que lhe foi feita com uma coleção de fotos e a gravação original ao fundo.

Nessa seleção não poderia faltar ME CHAMA. Fiquei entre um antigo clip do LOBÃO, o autor, e este filme da MARINA LIMA. Ambos gravaram a música magnificamente. A qualidade da filmagem do show da Marina não é boa, mas a escolhi porque ela é linda e o clip do Lobão não me pareceu dizer muito com a música.

Encerrando essa overdose, fazemos as pazes com a CHUVA trazendo B.J. THOMAS cantando RAIN DROPS KEEP FALLING ON MY HEAD, do sofisticadíssimo BURT BACHARACH e, a pedido do Murilo Rocha, o clássico SINGING IN THE RAIN, de Arthur Freed e Nacio Herb Brown, interpretado por GENE KELLY , seguido por QUE MARAVILHA, cantada por JORGE BEN JOR e TOQUINHO .



Fica assim registrado o lamento deste BLOG contra a chuva que vem nos castigando todos os domingos e a esperança de retorno breve do SOL,pelo que, cantam GEORGE HARINSON e PAUL SIMON , HERE COMES THE SUN, de autoria do primeiro.


Nenhum comentário: