sábado, 15 de dezembro de 2007

Busque o Controle Esfincteriano das Humilhantes Enureses Noturnas ou Reencontre a Acalmia Colecionando Alguma Coisa.

Ao sabermos que Sigmund Freud era colecionador de obras de arte e antiguidades de interesse arquelógico, nós deste Blog e da Barraca 9 da Feira dos Antiquários da Gávea, como colecionadores de peças representando gatos, resolvemos pesquisar o que pensam os psicanalistas sobre o hábito da coleção.

Encontramos, então, no endereço www.ilea.ufrgs.br/episteme/portal/pdf/numero21/episteme21_artigo_fonseca.pdf, o artigo intitulado "Considerações de um Colecionador", de Paulo Fonseca, do qual reproduzimos o seguinte excerto :
“... nos casos mais chamativos, e de acordo com as metáforas empregadas, é recolhecida no colecionar ... a busca de algo cuja posse represente valor, algo que simbolize poder e controle sobre o tempo, memória e afetos. Pode ser algo cujo valor intrínseco escape a uma observação menos atenta. Poderíamos pergutar qual o valor, por exemplo, de uma coleção de caixa de fósforos ? Somente poderemos sabê-lo pelo valor a ela atribuído pelo colecionador, e entender, em suatrajetória, os múltiplos sentidos que se encontram ali condensados. Por exemplo: fósforos como controle de impulsos incendiários... rebeldia ante proibições e cerceamentos em sua história ... controle esfincteriano de humilhantes enureses noturnas ... . Em suma, o autor da coleção e sua história é que poderão nos revelar as compreensões mais amplas, e mesmo estas, sempre serão incompletas. Com freqüência, o objeto colecionado representa o desafo vencido, a reversão de uma situação sofrida, a abertura de uma janela para novas esperanças e possibilidades, o reencontro de uma acalmia.” (grifos nossos)

Enquanto você vai refletindo sobre o assunto e aprofunda a sua pesquisa, veja a minha coleção de gatos clicando sobre a imagem abaixo e, se chegar a alguma conclusão, por favor, comente nesta postagem.

Outra coisa, se você também coleciona alguma coisa, lembre-se da advertência do saudoso palhaço Carequinha: "Um Bom Menino Não Faz Pipi na Cama".

Nenhum comentário: