sábado, 31 de dezembro de 2011

ENTRE NO NOSSO BLOG COM O PÉ DIREITO E APRENDA COMO SE COMPORTAR NUMA FEIRA DE ANTIGUIDADES.

P.S.- A escultura acima, adquirida por este Quiosque no dia 28/06/2009, é de autoria do Ney Sayão (tel. 9933 4907), artista plástico e expositor na Feira, como você descobrirá adiante.


Agora que você entrou no blog, pressione o botão esquerdo do mouse sobre a imagem abaixo para ampliá-la e ler a CARTILHA DO FREQUENTADOR DE FEIRAS DE ANTIGUIDADES antes de seguir em frente.
P.S.1 - As normas de conduta da "CARTILHA" que você acaba de ler são adotadas internacionalmente, por acordo firmado entre Oropa, França e Bahia, ao qual aderiram posteriormente todos os antiquários do planeta.

P.S.2 - Se você não está neste Blog é porque você não existe. Na verdade, você é apenas fruto da sua própria imaginação. Mas isso pode mudar. Apareça na Feira.

P.S. 3 - Este blog é inspirado no Bushido e nos princípios editoriais sólidos do bom jornalismo, seja lá o que isso signifique.

domingo, 11 de dezembro de 2011

COLLECTORAMA - LEÃO & CLÁUDIA

A vedete da feira de hoje não é nenhuma peça em especial, mas, sim a barraca intitulada Colletctorama (tel 8862-4010 - leaoleibovich@gmail.com). LeãoCláudia são expositores novos. Apesar disso, deram uma aula magna de como selecionar peças de alta qualidade para uma feira de antiguidades, organizá-las e apresentá-las num pequeno espaço. Alto nível de produção. Vale a pena comparecer à nossa Feira apenas para passar um tempo apreciando o autêntico gabinete de curiosidades de som e imagem que eles criaram. Sucesso para os dois que somaram muito ao evento.

DE TUDO UM POUCO

Caminhando pela Praça Santos Dumont este domingo a equipe do nosso Blog viu e fotografou mal e porcamente para você as peças abaixo, que dão uma mostra do que encontrar na Feira  todos os domingos. Para uma visão mais ampla pressione o mouse sobre o marcador "AS VEDETES DA FEIRA", logo abaixo nesta postagem e você verá muitas outras peças.
(pressione o mouse 2 vezes sobre a imagem escolhida para ampliá-la)

domingo, 4 de dezembro de 2011

O MAIS QUERIDO !!!!

Impossibilitada de fazer a cobertura jornalística da Feira dos Antiquários de Gávea neste domingo, conforme registrado na postagem anterior, restou à equipe de fotografia deste Blog cobrir o jogo do Clube de Futebol da Gávea, muito mais antigo do que a Feira. Montaram todos, então, nas bicicletas da Prefeitura disponíveis na Praça Santos Dumont e partiram celeremente para o Engenhão. Dada, porém, a distância, a proibição de atravessar os túneis pedalando, a inexistência de ciclovias até o destino e a dificuldade de estacionar no local, nossa equipe chegou atrasada, entrando no estádio justamente no momento em que a torcida do Flamengo comemorava o gol do empate.
Nosso experiente fotógrafo ainda conseguiu bater uma chapa flagrando esse glorioso momento, mas a bateria de sua câmera descarregou e nada mais foi gravado. Fica, então, esse registro singular, do gesto emocionado  de um tradicional e aficionado torcedor rubro-negro saltando para comemorar o feito.


OBRIGADO.

Agradecemos as manifestações de solidariedade recebidas dos colegas expositores da Feira dos Antiquários da Gávea, surpresos com a maneira como a foi montada hoje a nossa barraca, destoando das demais, inclusive de expositores que se apresentavam pela primeira vez, como demonstra a gravação final desta postagem. Ficamos, assim, impedidos de trabalhar. Além disso, não  conseguimos compreender como material nessas condições ainda é utilizado e que contribuição o uso desse material traz para a Feira e para os expositores como um todo.

domingo, 20 de novembro de 2011

DÉBORA (EU AMO VINTAGE) REAPARECE EM GRANDE ESTILO.

É por essas e outras que a equipe lamenta quando não comparece à Feira.
Estávamos, então, todos nós hoje à tarde ouvindo os papagaios e assistindo o desfile de saguis pulando de galho em galho, eis que, para a nossa agradável surpresa, aparece a Débora Niemyer, acompanhada do marido e da filhona.
Débora Niemyer, como sabem os tradicionais frequentadores da Feira dos Antiquários da Gávea, onde ela começou (veja http://quiosquearruda-montandon.blogspot.com/2007/10/expositores-da-feira-dos-antiqurios-de.html), além de saber tudo de moda, é diretora-presidente da sensacional "EU AMO VINTAGE"  (http://blogeuamovintage.blogspot.com/), que fica logo ali, na a rua Monte Alegre, 374, casa 1, um cantinho na região do melhor buxixo de Santa Teresa.
A loja é um sucesso e nós estávamos lá na inauguração, registrando tudo (http://www.youtube.com/watch?v=W1dE6JblCkc). Se você ainda não foi vá logo, até porque o lugar é aprazivel e você será muito bem recebida (o) .

Desta vez, então, foi montanha que veio a Maomé. Valeu passar do domingo todo na Feira para receber tão nobres visitas.

QUEM NÃO USA "T-SHIRT" BOM SUJEITO NÃO É.

Os temas das camisetas de hoje foram todos estrangeiros. Primeiro nos visitou um ninja que, como é próprio de sua atividade, preferiu ficar incógnito. Perguntado, porém, qual a mensagem que sua camiseta trazia do País do Sol Nascente ele traduziu:
Na frente: "- Flamengo campeão do mundo!"
Nas costas: "- Vasco vice".

A seguir, nosso querido Paulo Galeão vestindo elegante camiseta do Paris Saint Germain, o olhar penetrante do Homer Simpson, lembrando o moita, e uma mensagem fraterna do povo russo, inspirado no saudoso Lenin (um doce para quem traduzir)! 

AS VEDETES DA FEIRA DE HOJE! ESSE NEGÓCIO DE CHAPELEIRO MALUCO PEGOU.

No dia 18.09.2011 prestamos uma homenagem ao amigo Manuel Tavares (http://quiosquearruda-montandon.blogspot.com/search?q=MANUEL), associando suas performances nesta Feira à do Chapeleiro Maluco (Alice no País das Maravilhas).
Parece que a lembrança ao tema, ainda que inconscientemente, acabou por inspirar o Ney Sayão (tel. 9933 4907). Sempre talentoso e criativo, Ney nos brindou com as duas mais belas peças da Feira de hoje. Não são antiguidades, mas esculturas de sua autoria, ambas em madeira. A primeira, essa cartola em madeira maciça que, além de uma obra de arte, tem também mil e uma utilidades (quer ver o Ney trabalhando? vá ao endereço http://www.neysayao.blogspot.com/). Depois, duas mesas de muito bom gosto. Curta essas peças e outras, de outros expositores, que selecionamos a seguir.
(para ampliar a foto escolhida pressione o botão do mouse sobre ela)

domingo, 13 de novembro de 2011

QUEM NÃO "T-SHIRT" BOM SUJEITO NÃO É, MAS TODA REGRA TEM UMA EXCEÇÃO.

Neste blog implantamos há alguns anos uma série de postagens intitulada QUEM NÃO USA T-SHIRT BOM SUJEITO NÃO É.
Aqui deixamos registradas charmosas camisetas vestidas pelos frequentadores da Feira, na crença de que as denominadas t-shirts são uma das mais usuais formas de comunicação entre as pessoas, não apenas pelo caráter de descontração que simbolizam, como pelas mensagens que as palavras e imagens nelas estampadas transmitem.
Com o nosso retorno à Feira, então, fotografamos quatro delas, inclusive uma do curador deste Quiosque.
Antes de tudo, porém, sabendo que toda regra tem exceção, lembramos que:

O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO NÃO TINHA CAMISA.
Pensando nisso, fotografamos o BERNARDO, certamente um ótimo sujeito que aparece aqui  sem t-shirt, porque está curtindo o Sol este domingo, mas  será, queremos todos,

O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO!!!

(Pressione o botão do mouse sobre qualquer foto para ampliá-la)















Se você quiser ver outras camisetas selecionadas por este blog em dias anteriores, pressione o mouse sobre o marcador abaixo, intitulado " QUEM NÃO USA T-SHIRT BOM SUJEITO NÃO É" e as demais aparecerão

A VEDETE DA FEIRA DE HOJE E TUDO MAIS

A peça eleita "A Vedete da Feira" de hoje foi essa magnífica estatueta em porcelana fosca, policromada para reproduzir aparência de mármore, da manufatura inglesa Royal Worcester, marca de 1910, de 20 cms. de altura, representando mulher de pescador descalça, que se encontrava exposta, modéstia à parte, neste Quiosque e foi rapidamente vendida para um famoso colecionador que pediu para não ser identificado.

Isso, porém, não significa que outras peças não chamassem também a atenção dos passantes, a exemplo da cuscuzeira em metal prateado martelada e cinzelada à mão, provavelmente de origem marroquina, vendida na barraca do Mário e da Sônia, além das demais, de diversos materiais, variadas procedências e incontáveis sabores e temperaturas, selecionadas pela equipe de fotografia deste Blog.
(Pressione o mouse duas vezes sobre a foto escolhida para ampliá-la)